Notícias

Seminário “Humanidades Digitais” (LEME - UNICAMP)


O Laboratório de Estudos Medievais (LEME) - Núcleo UNICAMP convida a todos para o Seminário “Humanidades Digitais”. Confiram a programação abaixo:

 


Seminário “Humanidades Digitais: do escaneamento digital à Ciberarqueologia”
Prof. Dr. Alex da Silva Martire – MAE/USP

 


Proposta: As Humanidades Digitais têm ganhado força na literatura acadêmica nos últimos anos, incluindo a inauguração de cursos de pós-graduação mundo afora. As Humanidades “tradicionais” que conhecemos atualmente dependem, em muitos sentidos, do uso da computação para terem seus trabalhos desenvolvidos e/ou concluídos. Mas, afinal, o que são as Humanidades Digitais? Por que o termo está sempre no plural? O que nos diferencia, historiadores do agora, dos pesquisadores do passado? Como ela afeta – ou afetará – nossos trabalhos? A conferência tem por objetivo central apresentar um panorama histórico do desenvolvimento das Humanidades Digitais e, mais do que explanar conceitos, fomentar questionamentos. Serão abordados, também, aspectos técnicos e tecnológicos que dialogam com as Humanidades Digitais, indo desde o escaneamento 2D até a realidade virtual imersiva (jogos eletrônicos e construções tridimensionais interativas históricas/arqueológicas pertencentes à Ciberarqueologia).

 

Debatedores:


"A construção do saber histórico na era digital: o exemplo dos estudos medievais"
Prof. Thiago Juarez da Silva - Doutorando em História /IFCH


"Agent-based modeling e crowdsourcing para o estudo da Irlanda medieval"
Prof. Vinícius Marino Carvalho - Doutorando em História/USP

 

O evento acontecerá no dia 27 de abril de 2017, às 14h, na Sala da Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH/UNICAMP (Rua Cora Coralina, 100 - Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo, Campinas).