Núcleos

  • USP
  • UNICAMP
  • UNIFESP
  • UFMG
  • UFG
  • UFFS
  • História da Arte - UNIFESP
  • UFTM
  • UFVJM
  • UFOP
  • NEME - UFMG

O Núcleo LEME/USP, fundado em 2005, vem desenvolvendo suas pesquisas em torno de variados temas, como elites na Idade Média; relações entre Igreja e Estado; governabilidade; diplomas reais; poder, família e controle social; justiça e violência na Idade Média; entre outros. Também tem liderado o desenvolvimento do Projeto "Medieval: Guia Eletrônico de História Medieval", que reúne pesquisadores de todos os núcleos do LEME.

 

Professor responsável: Marcelo Cândido da Silva

O Núcleo LEME/UNICAMP foi criado em 2005 e desenvolve, atualmente, seus trabalhos a partir de três projetos de pesquisa: "o Mediterrâneo medieval reconsiderado (séculos IV-XV)", "estudos comparativos de historiografia: Antiguidade Tardia e Idade Média" e "paz e memória histórica na Idade Média". Mais informações sobre os projetos podem ser encontradas no item "Atividades - Pesquisas no LEME/UNICAMP".

Professora responsável: Néri de Barros Almeida

O Núcleo LEME/UNIFESP, criado em 2012, busca se articular, atualmente, em torno de três eixos de pesquisa: "Poder, autoridade e heresias durante a Antiguidade Tardia e Idade Média"; "Tempo histórico, memória e narrativa: um estudo comparativo entre Gallaecia e Gália nos séculos V e VI" e "O Mediterrâneo medieval reconsiderado (séculos IV-XV)", este último realizado em parceria com a Profa. Néri de Barros Almeida, do Núcleo LEME/UNICAMP.  Além desses projetos desenvolvidos, o Núcleo LEME/UNIFESP também conta com a linha de pesquisa coordenada pelo Prof. Dr. Fabiano Fernandes, intitulada "Cultura e poder na Inglaterra medieval. Séculos XI a XV".  

Professora responsável: Rossana Alves Baptista Pinheiro

O Núcleo LEME/UFMG desenvolve, atualmente, duas linhas de pesquisa principais: "Ordens mendicantes: concepções de poder e modelo de sociedade" e "Ética urbana, pensamento político e instituições comunais na Itália dos séculos XIII-XV".

Professor responsável: André Luís Pereira Miatello

O Núcleo LEME/UFG agrega os trabalhos de seus membros em torno de dois projetos: "História, e memória na Idade Média" e "Emoções e política na Idade Média". 

Professora responsável: Adriana Vidotte

O Núcleo LEME/UFFS, criado em 2013, tem por linha de pesquisa “Europa Ocidental e Império Bizantino: entre a Antiguidade e a Idade Média”, que se dedica a estabelecer um debate entre a documentação e a historiografia referente às grandes transformações políticas e culturais ocorridas nas relações entre a Europa Ocidental e o Império Bizantino. O recorte cronológico se insere no período de transição entre o que a historiografia consagrou como sendo o fim da Antiguidade e início da Idade Média.

Professor responsável: Renato Viana Boy

Desde dezembro de 2013, o Núcleo LEME/UNIFESP conta com mais um eixo - História da Arte - que se dedica especialmente aos estudos sobre as imagens medievais. Como a História da Arte tem passado por diversas mudanças epistemológicas que levaram a outras abordagens e metodologia - consequentemente a novos objetos de estudo -, este grupo também pesquisa sobre cultura visual, transferências e circulações artísticas no medievo. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa "Circulação de imagens e inventividade".

 

Professora responsável: Flavia Galli Tatsch

Criado em 2013, o núcleo do Laboratório de Estudos Medievais na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Uberaba/MG) desenvolve projetos de pesquisa e projetos de ensino em duas linhas: "Monasticismo e Instituições" e "Idade Média e representação social".

 

Professora responsável: Claudia Regina Bovo

O Núcleo LEME/UFVJM foi criado em 2013 e, atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa "A retórica e a escrita da história no século XIX".

 

Professora responsável: Flávia Aparecida Amaral 

O Núcleo LEME/UFOP,  fundado em outubro de 2016, tem como linha de pesquisa "Culturas de poder e construção do espaço social nas expressões dos compromissos senhoriais (séculos XI-XIII)", a partir da qual desenvolvem-se os seguintes projetos:

- “Os arquivos templários: práticas de escrita e estratégias de produção e de conservação documental da Comendadoria de Ruou”;

- “As comendadorias templárias e as parentelas aristocráticas da Baixa Provença: considerações acerca das experiências do compromisso senhorial (séculos XII-XIII)”.

 

Professor responsável: Prof. Dr. Bruno Tadeu Salles

Em conjunto, os discentes vinculados ao LEME - Núcleo UFMG concluíram ser necessário um espaço próprio e perene de intercâmbio entre si, de forma que possam estimular uns aos outros no trabalho de pesquisa, mediante encontros periódicos que coloquem suas atividades individuais em debate coletivo. Amparados no Estatuto Geral do LEME, art. 8º, os discentes optaram por criar um núcleo de estudo para que se constitua esse espaço: o NEME


Os debates que o NEME procura promover, tendo em vista as necessidades dos discentes, têm os seguintes objetivos:
a) fomentar o trabalho coletivo e o diálogo científico e intelectual entre seus membros;
b) desenvolver as pesquisas individuais através do debate crítico entre os membros;
c) ampliar a formação de cada membro para além de sua pesquisa individual;
d) estabelecer uma produtividade semestral, escrita e oralizada, para o grupo;
e) promover eventos discentes;
f) auxiliar a coordenação no LEME/UFMG.
 

Coordenador LEME - Núcleo UFMG: Prof. Dr. André Luís Pereira Miatello
Líder do NEME: Ms. Felipe Augusto Ribeiro
Secretário: Luiz Felipe Anchieta Guerra