Núcleos

  • USP
  • UNICAMP
  • UNIFESP
  • UFMG
  • UFG
  • UFFS
  • História da Arte - UNIFESP
  • UFTM
  • UFVJM
  • UFOP

O Núcleo LEME/USP, fundado em 2005, vem desenvolvendo suas pesquisas em torno de variados temas, como elites na Idade Média; relações entre Igreja e Estado; governabilidade; diplomas reais; poder, família e controle social; justiça e violência na Idade Média; entre outros. Também tem liderado o desenvolvimento do Projeto "Medieval: Guia Eletrônico de História Medieval", que reúne pesquisadores de todos os núcleos do LEME.

 

Professor responsável: Marcelo Cândido da Silva

O Núcleo LEME/UNICAMP foi criado em 2005 e desenvolve, atualmente, seus trabalhos a partir de três projetos de pesquisa: "o Mediterrâneo medieval reconsiderado (séculos IV-XV)", "estudos comparativos de historiografia: Antiguidade Tardia e Idade Média" e "paz e memória histórica na Idade Média". Mais informações sobre os projetos podem ser encontradas no item "Atividades - Pesquisas no LEME/UNICAMP".

Professora responsável: Néri de Barros Almeida

O Núcleo LEME/UNIFESP, criado em 2012, busca se articular, atualmente, em torno de três eixos de pesquisa: "Poder, autoridade e heresias durante a Antiguidade Tardia e Idade Média"; "Tempo histórico, memória e narrativa: um estudo comparativo entre Gallaecia e Gália nos séculos V e VI" e "O Mediterrâneo medieval reconsiderado (séculos IV-XV)", este último realizado em parceria com a Profa. Néri de Barros Almeida, do Núcleo LEME/UNICAMP.  Além desses projetos desenvolvidos, o Núcleo LEME/UNIFESP também conta com a linha de pesquisa coordenada pelo Prof. Dr. Fabiano Fernandes, intitulada "Cultura e poder na Inglaterra medieval. Séculos XI a XV".  

Professora responsável: Rossana Alves Baptista Pinheiro

O Núcleo LEME/UFMG desenvolve, atualmente, duas linhas de pesquisa principais: "Ordens mendicantes: concepções de poder e modelo de sociedade" e "Ética urbana, pensamento político e instituições comunais na Itália dos séculos XIII-XV".

Professor responsável: André Luís Pereira Miatello

O Núcleo LEME/UFG agrega os trabalhos de seus membros em torno de dois projetos: "História, e memória na Idade Média" e "Emoções e política na Idade Média". 

Professora responsável: Adriana Vidotte

O Núcleo LEME/UFFS, criado em 2013, tem por linha de pesquisa “Europa Ocidental e Império Bizantino: entre a Antiguidade e a Idade Média”, que se dedica a estabelecer um debate entre a documentação e a historiografia referente às grandes transformações políticas e culturais ocorridas nas relações entre a Europa Ocidental e o Império Bizantino. O recorte cronológico se insere no período de transição entre o que a historiografia consagrou como sendo o fim da Antiguidade e início da Idade Média.

Professor responsável: Renato Viana Boy

Desde dezembro de 2013, o Núcleo LEME/UNIFESP conta com mais um eixo - História da Arte - que se dedica especialmente aos estudos sobre as imagens medievais. Como a História da Arte tem passado por diversas mudanças epistemológicas que levaram a outras abordagens e metodologia - consequentemente a novos objetos de estudo -, este grupo também pesquisa sobre cultura visual, transferências e circulações artísticas no medievo. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa "Circulação de imagens e inventividade".

 

Professora responsável: Flavia Galli Tatsch

Criado em 2013, o núcleo do Laboratório de Estudos Medievais na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Uberaba/MG) desenvolve projetos de pesquisa e projetos de ensino em duas linhas: "Monasticismo e Instituições" e "Idade Média e representação social".

 

Professora responsável: Claudia Regina Bovo

O Núcleo LEME/UFVJM foi criado em 2013 e, atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa "A retórica e a escrita da história no século XIX".

 

Professora responsável: Flávia Aparecida Amaral 

O Núcleo LEME/UFOP,  fundado em outubro de 2016, tem como linha de pesquisa "Culturas de poder e construção do espaço social nas expressões dos compromissos senhoriais (séculos XI-XIII)", a partir da qual desenvolvem-se os seguintes projetos:

- “Os arquivos templários: práticas de escrita e estratégias de produção e de conservação documental da Comendadoria de Ruou”;

- “As comendadorias templárias e as parentelas aristocráticas da Baixa Provença: considerações acerca das experiências do compromisso senhorial (séculos XII-XIII)”.

 

Professor responsável: Prof. Dr. Bruno Tadeu Salles