Publicações

livro

Guerra santa. Formação da ideia de cruzada no Ocidente cristão

O Laboratório de Estudos Medievais (LEME) e a Editora da UNICAMP anunciam o lançamento de "Guerra santa. Formação da ideia de cruzada no Ocidente cristão", de Jean Flori, com prefácio da Profa. Dra. Néri de Barros Almeida (UNICAMP) e tradução de Ivone Benedetti.

 



Sinopse: "Em Guerra santa temos a oportunidade de acompanhar o percurso de Jean Flori em defesa de um conceito de cruzada. A pergunta da qual parte seu estudo é: como a comunidade cristã, em sua origem pacifista, desenvolveu um pensamento e uma prática em relação à violência bélica que lhe permitiram aderir de forma justificada e legítima a diversas empresas guerreiras a ponto de a igreja vir a tornar-se deflagradora direta de um conflito com a extensão e a repercussão das cruzadas? O propósito da obra consiste em demonstrar que essa mudança não foi repentina." (Néri de Barros Almeida)

 

Sobre o autor: Jean Flori publicou, entre outros, L’idéologie du glaive. Préhistoire de la chevalerie (1983), L’Essor de la chevalerie (1986), La chevalerie en France au Moyen Age (1995), La première croisade (1997), Croisade et Chevalerie (1998), Chevaliers et chevalerie (1998), Richard Cœur de Lion (1999), Chevaliers et chevalerie au Moyen Age (2004), A Cavalaria (Editora Madras, 2005).

 

Mais informações em:   http://www.editora.unicamp.br/guerra-santa.html