Publicações

livro

Satã herético. O nascimento da demonologia na Europa medieval (1280-1330)

O Laboratório de Estudos Medievais (LEME) e a Editora da UNICAMP anunciam o lançamento do livro "Satã herético. O nascimento da demonologia na Europa medieval (1280-1330)", de Alain Bureau, traduzido por Igor Teixeira (UFRGS) e com Prefácio de Néri de Barros Almeida (UNICAMP).



 

Sinopse: Satã herético é um estudo sobre os primórdios da obsessão europeia pelos demônios da qual resultou a caça às bruxas, cuja história é geralmente contada a partir de primórdios do século XV, quando doutrina e perseguição coincidem. Identificando os elementos fundamentais para a mudança da sensibilidade em relação aos anjos caídos, Alain Boureau mostra como as condições teológicas e jurídicas para a perseguição pública aos adoradores do demônio já haviam sido estabelecidas, bem antes, entre 1280 e 1330. (Néri de Barros Almeida, Prefácio à edição brasileira)

 

Autor: Alain Boureau (1946), historiador medievalista francês, é diretor de estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales, onde coordena, desde 1993, o Grupo de Antropologia Escolástica. Discípulo de Jacques Le Goff, defendeu tese em 1984 sobre a Legenda áurea e, desde então, tem se especializado em temas como a atuação das ordens mendicantes nas universidades nos séculos XIII e XIV. É autor de mais de 15 livros. Satã herético, publicado originalmente em 2004, é o seu primeiro livro traduzido no Brasil.

 

Em breve, mais informações sobre a venda do livro.