Publicações

livro

O nascimento do cemitério: lugares sagrados e terra dos mortos no Ocidente medieval

O Laboratório de Estudos Medievais (LEME) e a Editora da UNICAMP informam o lançamento do livro "O nascimento do cemitério: lugares sagrados e terra dos mortos no Ocidente medieval", de Michel Lauwers, com prefácio de Néri de Barros Almeida e tradução de Robson Murilo Grando Della Torre.

 



“O livro de Michel Lauwers altera e enriquece de forma significativa nossa percepção da sociedade medieval. O estudo apoia duas mudanças de ponto de vista afirmadas pela historiografia recente: que as relações sociais no período não são estáticas e que as razões da dominação não estão depositadas apenas na força das armas e no temor religioso. A obra propõe um quadro diferente à imaginação comum congelada em torno da ideia de uma sociedade cuja organização encontra-se completamente orientada pelos laços feudo-vassálicos, em que a aristocracia, que inclui os homens de poder do clero, se apropria da riqueza produzida por aqueles que trabalham. Sem romper com a ideia de sociedade feudal, Lauwers desvenda aspectos cruciais de sua constituição ideológica e funcionamento cotidiano”. Néri de Barros Almeida (do Prefácio)

 

Autor: Michel Lauwers
Tradução: Robson Murilo Grando Della Torre
Ficha Técnica: 1a edição, 2015; 400 Páginas; Formato: 16x23 cm
ISBN: 978-85-268-1226-0

 

O livro de Michel Lauwers faz parte da Coleção Estudos Medievais, fruto de uma parceria do LEME com a Editora da UNICAMP. A Coleção, coordenada pela Professora Néri de Barros Almeida, tem por objetivo ampliar a disponibilidade, em português, de obras que contribuíram para a renovação dos estudos sobre a Idade Média. A partir de 2016, a Coleção contará com trabalhos de medievalistas brasileiros.

 

Mais informações: http://www.funcamp.unicamp.br/editoraunicamp/Livraria