Publicações

livro

Santos e Pregadores nas cidades medievais italianas: retórica cívica e hagiografia

O Laboratório de Estudos Medievais e a Editora Fino Traço anunciam o lançamento do livro "Santos e Pregadores nas cidades medievais italianas: Retórica cívica e hagiografia", de André Luis Pereira Miatello, com prefácio da Profa. Dra. Maria Giuseppina Muzzareli (Universidade de Bolonha).

 



Sinopse: "Num documento de 1267, chamado Determinationes Quaestionum super Regulam Fratrum Minorum, encontramos a seguinte pergunta: “Por que os frades habitam mais frequentemente em cidades e castelos do que nos eremitérios?” A resposta foi esta: “Por causa da edificação dos homens, para incitá-los à penitência, servir-lhes de modelo e receber deles o necessário à vida”. São Francisco de Assis e Santo Antônio de Pádua pertenceram à Ordem que praticou os termos deste documento: a cidade, para eles, não era só lugar de moradia, mas de ação pastoral: santos que se dedicaram às cidades, que quiseram convertê-las, santificá-las, e que ao mesmo tempo foram santificados por elas. Este livro apresenta a saga dos frades Menores nas cidades italianas, o poder social da pregação e os usos políticos do culto dos santos: a insistência na relação pregador-hagiógrafo decorre de duas grandes demandas das comunas italianas do século XIII: a palavra pública e o culto, esteios do ideário político urbano tanto quanto o foram o republicanismo e o autogoverno."

 

Sobre o autor: Doutor em História pela USP, André Luis Pereira Miatello é Professor de História Medieval da Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenador do Núcleo UFMG do LEME.

 

O livro pode ser adquirido no site: http://www.finotracoeditora.com.br/livros/MI9670/9788580541281/

santos-e-pregadores-nas-cidades-medievais-italianas.html