Publicações

livro

Uma História do Roubo na Idade Média. Bens, normas e construção social no mundo franco

O Laboratório de Estudos Medievais anuncia o lançamento do livro “Uma história do roubo na Idade Média. Bens, normas e construção social no mundo franco” [FAPESP/Editora Fino Traço], de Marcelo Cândido da Silva (LEME-USP), com prefácio de Régine Le Jan (Université Paris 1 - Panthéon/Sorbonne).

 



Sinopse: Este livro aborda um assunto original: o roubo nas sociedades da Alta Idade Média. Marcelo Cândido da Silva não procurou descrever as práticas sociais a partir de normas, muito menos elaborar um quadro das formas de repressão dos delitos. Seu livro se insere nas problemáticas históricas renovadas, que procuram relacionar a fabricação da norma e o processo de construção das relações sociais. O autor não limita a sua pesquisa à legislação real, mas leva em conta todos os textos que denunciam a apropriação ilegítima dos bens de outrem: a hagiografia, a legislação real, os textos canônicos, os testamentos, etc. Definitivamente, a principal concepção deste rico livro é a qualificação jurídica, que aparece nos textos como uma ação normativa destinada a definir aquilo que é lícito e aquilo que não é. (Prefácio de Régine Le Jan, Professora de História Medieval na Université Paris 1 – Panthéon/Sorbonne)

 

Sobre o autor: Marcelo Cândido da Silva possui Graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e Doutorado em História Medieval pela Universite Lumiere Lyon 2 (2002). É Professor de História Medieval da Universidade de São Paulo (USP) desde 2003.

 

O livro pode ser adquirido no seguinte link: 
http://www.finotracoeditora.com.br/livros/S21226/9788580541663/uma-historia-do-roubo-na-idade-media.html